4 dicas para manter um ambiente aquecido e aconchegante

4 dicas para manter um ambiente aquecido e aconchegante

Nos últimos tempos aprendemos a importância de tornar o nosso lar um ambiente ainda mais aconchegante e confortável. Nossa casa, seja qual for o tamanho, é o nosso refúgio e nela temos que nos sentir acolhidos para descansar, celebrar, e até trabalhar.

Com isso, as pessoas passaram a dar mais importância para os aspectos da decoração que também influenciam no bem-estar de quem vive naquele espaço, esse conceito não se aplica apenas às residências, mas também tem grande impacto em como os clientes encaram os estabelecimentos comerciais.

Aspectos de um ambiente aconchegante

Pequenas alterações na decoração e nos móveis podem fazer uma grande diferença na forma que nos sentimos em um ambiente. Uma luz mais forte ou uma cor fora do contexto são capazes de causar desconforto visual, assim como uma cortina muito grossa pode causar um aumento de temperatura que cause incômodo.

Falando em temperatura, esse é um aspecto que tem bastante influência quando o assunto é o conforto, é preciso ter bastante cuidado com a sensação térmica, quente demais ou frio demais são exatamente o contrário do que consideramos aconchegante.

Em regiões de frio mais intenso, a utilização inteligente de equipamentos de aquecimento faz toda a diferença, aplicando corretamente a quantidade de calor necessária para garantir um cômodo quentinho e confortável.

Vejamos abaixo algumas dicas para manter o seu ambiente favorito sempre aquecido e aconchegante:

  1. Aproveitar a luz do sol

Antes de falarmos sobre métodos de aquecimento artificiais, a melhor forma de manter o ambiente aquecido é sabendo aproveitar corretamente a luz e o calor natural. Dependendo da região em que você vive, existem horários em que o sol está mais intenso, deixe ele entrar no ambiente e dispersar o calor de forma natural.

  1. Cores e tecidos

As cores tem alta capacidade de influenciar como percebemos o ambiente, cores quentes como o amarelo, o vermelho e o laranja causam sensação de aconchego. Utilize essas cores em cortinas, mantas e almofadas e veja a sua percepção do ambiente mudar.

  1. Aquecimento

Se o frio é muito rígido na sua região, talvez a alternativa seja usar equipamentos de aquecimento como os aquecedores, lareiras e até os fogões a lenha. Os dois últimos possuem características decorativas, o que também ajuda a manter o ambiente mais confortável visualmente.

A lareira de canto é uma ótima opção nesse caso, além de muito charmosa e elegante ela é capaz de aquecer o cômodo na medida certa.

Mas o que poucos sabem é que os fogões a lenha também funcionam muito bem para o aquecimento dos ambientes, sendo o fogão a lenha moderno uma peça mais compacta capaz de suprir duas necessidades, a de cozinhar e a de aquecer o ambiente de maneira sustentável.

  1. Tapetes e cortinas

Os tapetes e as cortinas podem ser objetos muito mais do que decorativos, eles têm a capacidade de reter a temperatura e tornar o ambiente mais aconchegante. Tapetes fazem com o que o chão fique mais aquecido ao pisar, e são muito confortáveis ao toque dependendo do modelo escolhido, e as cortinas evitam que o frio nas janelas se propague pelo ambiente.

Gostou das dicas? Ter um fogão a lenha ou uma lareira pode ser bem útil em regiões mais frias, eles tornam o ambiente mais aconchegante, aquecido e ainda fazem parte da decoração. Acesse o site da Fornos Freitas e confira nosso catálogo online!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.