4 receitas para fazer em uma panela de disco

4 receitas para fazer em uma panela de disco

Os amantes de churrasco sabem sobre a importância dos utensílios para a preparação das carnes e guarnições. E um dos utensílios mais comuns nesse tipo de culinária é a panela de disco.

Na realidade, essa panela está mais para uma chapa de aço onde é possível preparar carnes, verduras e legumes, dando um toque especial ao preparo pela boa distribuição de calor proporcionada pelo material da panela disco.

Antigamente, alguns objetos agrícolas eram reaproveitados como utensílios domésticos, na culinária muitos dos formatos e tipos de panelas acabaram surgindo dessa forma, incluindo a antiga panela de disco de arado. Apesar de sua origem remeter a uma prática antiquada, as panelas de disco atuais são feitas de aço e completamente adaptadas para proporcionar as melhores experiências da culinária clássica.

A Fornos Freitas trouxe algumas das receitas mais conhecidas feitas no disco de aço, confira!

  1. Arroz carreteiro

O arroz carreteiro já é bem conhecido pelos brasileiros, e a sua preparação na panela de disco e na brasa agrega ainda mais sabor a receita.

Os ingredientes são os tradicionais: cebolas, cabeças de alho, arroz, água quente, bacon, carne seca, linguiça calabresa, linguiça pura, tomates sem semente, salsinha, cebolinha, pimenta e sal à gosto.

O preparo deve se iniciar pelas frituras e os ingredientes devem ser adicionados por etapas.

  1. Entrevero de pinhão

Comida típica do sul do Brasil, o entrevero tem origem espanhola e é uma comida tradicional dos fogões a lenha e preparado nas panelas de disco. Tendo o pinhão como base, o prato leva vários ingredientes e carnes, e é servido como prato tradicional das festividades no estado de Santa Catarina.

A receita desse prato pode mudar de acordo com o estado onde é preparado, agregando características únicas de cada um.

  1. Feijão tropeiro no disco

O feijão tropeiro combina muito bem com o churrasco, ainda mais quando preparado de maneira tradicional numa bela panela de disco grande em um fogão a lenha.

O preparo e os ingredientes podem variar, mas normalmente os cortes de carne e bacon são fritos primeiro no disco para soltar a gordura e reservados, depois adicionam-se os temperos e legumes. No final, adicione a farinha e o feijão cozido previamente.

  1. Fraldinha na panela de disco

Essa é uma receita bem simples, após tratar e temperar a carne, basta untar bem o disco com manteiga e deixar a fraldinha cozer uniformemente. Refogue alguns legumes e verduras também na panela de disco para servir junto com a carne.

Como limpar a panela de disco?

Após preparar todas essas receitas deliciosas, chega a hora de limpar a bagunça, e não é tão complicado limpar a panela de disco. Use luvas para proteger a pele dos resíduos, espere a panela esfriar completamente para evitar acidentes, esfregue com a parte áspera da esponja utilizando detergente e enxágue. Após seque no fogo para evitar surgimento de ferrugem. A panela de disco deve ser lavada da mesma forma que uma panela de ferro fundido. Simples, não é?

Prepare as melhores receitas na sua panela de disco utilizando fogões a lenha da Fornos Freitas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.