5 vantagens de ter um fogão a lenha   

5 vantagens de ter um fogão a lenha   

Também conhecido como fogão caipira, o fogão a lenha é um utensílio muito utilizado na culinária tradicional. Ainda é utilizado nas residências de áreas rurais e, além disso, é essencial para o toque especial de muitas receitas típicas regionais. 

A origem desse tipo de fogão é indígena, e os primeiros esboços desse modo de cocção se deram através de buracos feitos no chão coberto por pedras, onde as panelas eram posicionadas para cozinhar os alimentos. 

O sabor característico dos alimentos cozidos à lenha é uma dos principais diferenciais dos fogões a lenha, e o principal motivo pelo qual algumas pessoas e restaurantes fazem questão de manter o utensílio na cozinha.

O fogão a lenha atualmente

Diferente do tradicional fogão a lenha de ferro, aquele robusto e com toda a cara de produto rústico, os fogões à lenha mais modernos possuem designs mais elegantes e compactos, porém, mantendo grande parte do visual mais rústico que fica um charme em qualquer decoração. 

Mas não é só beleza que chama atenção, além de ser uma peça decorativa lindíssima, o fogão a lenha também acumula várias outras vantagens como: 

  1. Alimentos preparados com sabor único

Quem já comeu algum prato preparado em um fogão a lenha deve ter percebido que o sabor é um pouco diferente dos preparados em fogões a gás. Isso acontece porque os alimentos cozinham mais lentamente, preservando o sabor presente nos líquidos e gorduras naturais. 

É possível notar essa diferença de sabor quando provamos uma pizza a lenha versus uma pizza em forno a gás. 

  1. Economia

Além de utilizar uma fonte de energia menos poluente para gerar calor para cozinhar, o fogão a lenha também economiza muito mais na conta do gás no fim do mês. Em regiões mais frias, os fogões à lenha podem vir a funcionar como aquecedores, mas isso dependerá do modelo escolhido. Ainda no tópico da economia, os fogões a lenha são muito mais resistentes e têm uma vida útil de até 15 anos, se bem conservados.

  1. Decoração

Mesmo os fogões a lenha mais modernos ainda preservam muitas das características originais do utensílio, e por isso eles se tornam peças bastante desejadas para decorações com temas rústicos, criando contraste com um toque de elegância.

  1. Nostalgia

Para quem teve a experiência de comer apenas refeições preparadas à lenha, um fogão a lenha traz belas memórias afetivas, e restaura um pouco da sensação de viver no campo ou na fazenda. 

  1. Responsabilidade ecológica

Com a utilização de lenha feita de madeiras certificadas e com todos os selos de aprovação ambientais, esse tipo de fogão ajuda a preservar o meio ambiente, uma vez que utiliza uma fonte de energia renovável e pouco poluente, o contrário do que acontece com o gás de cozinha, mais caro e altamente poluente. 

Combina com a sua casa nova

Criar um ambiente acolhedor e confortável faz parte da missão de quem quer montar sua casa nova, e o fogão a lenha pode ser uma ótima pedida. Restaure a nostalgia do campo e integre essa peça útil, econômica e muito bonita à sua casa.

Fogões à lenha de alta qualidade, visite o site da Fornos Freitas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.