Como limpar a chapa de fogão a lenha? 

Como limpar a chapa de fogão a lenha? 

As comidas feitas no fogão a lenha têm um sabor incomparável. Além de preservar o sabor natural dos alimentos devido ao seu preparo mais lento e uniforme, o fogão a lenha também traz para as refeições um pouco do ar rústico do campo, onde essa peça de cozinha é mais do que tradicional. 

Os modelos de fogão a lenha mais modernos permitem que até as residências urbanas possam desfrutar desse utensílio, sendo mais compactos e com um melhor aproveitamento da lenha, ocupando menos espaço e fazendo menos sujeira. 

Mas até os modelos mais modernos precisam de manutenção e limpeza para se manterem conservados e vistosos. E essa limpeza começa pela parte mais importante, a chapa de fogão a lenha. 

Como limpar a chapa de fogão a lenha?

Antes de falarmos sobre como limpar, precisamos explicar que existem dois tipos de chapas mais comuns: a chapa de ferro para fogão e a chapa de vitrocerâmica. Ambas possuem suas peculiaridades, e os métodos de limpeza são diferentes entre elas.

Para limpar uma chapa de ferro fundido você deverá

  1. Primeiramente esperar que a chapa esfrie para evitar queimaduras;
  2. Remover as sujeiras superficiais utilizando um pano ou um pincel pequeno, reduzindo a quantidade de resíduos secos para as próximas etapas;
  3. Remover resíduos mais resistentes com a utilização de uma espátula para raspagem, ou lixar a superfície; Após passar pano seco para remover os resíduos da limpeza da chapa. De preferência, fazer fogo brando pois o calor ajuda a eliminar a umidade, impedindo o surgimento de mais ferrugem. Poderá ser usado produtos para limpeza de chapa de ferro fundido, como pedra sabão ou pasta de polir chapa de ferro fundido.

Chapa de vitrocerâmica

A vitrocerâmica é um material mais moderno obtido através da exposição do vidro a altas temperaturas, que resulta em um vidro mais resistente e menos poroso, perfeito para a utilização em fogões a lenha. A vitrocerâmica dá uma aparência mais elegante ao fogão e, por ter baixa dilatação térmica, não racha, trinca, nem muda de cor como uma chapa de ferro fundido. E a sua maior vantagem, é que não enferruja, sendo o material mais fácil de limpar. 

Para limpar chapas de vitrocerâmica você deverá

  1. Remover os resíduos com uma espátula de aço inox, levemente inclinada ou com uma esponja macia, sempre com cuidado para não danificar a chapa;
  2. Utilizar um produto especial para limpeza da vitrocerâmica e utilizar um papel toalha ou até um pano macio para espalhar pela superfície;
  3. Remover o produto com um pano úmido;
  4. Secar bem com um pano seco. 

Dicas extras

  • Sempre remova os resíduos assim que terminar de preparar os alimentos, isso evita que eles acumulem e se tornem uma sujeira mais difícil de retirar;
  • Evite arrastar as panelas nas chapas de vitrocerâmica para não arranhar e danificar;
  • Utilize apenas produtos específicos para a limpeza de ambas as chapas, evite produtos corrosivos e principalmente o acúmulo de água nas chapas de ferro.

Fácil, não é? Acesse o site da Fornos Freitas e confira o catálogo de fogões e fornos a lenha, chapas de ferro e chapa vitrocerâmica, e muitos outros produtos. Aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.