Como limpar um fogão a lenha?

Como limpar um fogão a lenha?

O fogão a lenha é uma peça muito apreciada por aqueles que amam a culinária tradicional. Há quem diga que as comidas feitas em um fogão a lenha tem muito mais sabor do que as preparadas em fogões a gás, e essa sensação tem todo um fundo de verdade. 

O cozimento no fogão a lenha é mais demorado que em um fogão comum, e por isso os alimentos ficam mais tempo envoltos aos líquidos e gorduras que carregam, é isso que faz com que o sabor fique mais acentuado e com gostinho de comida caseira. 

Além de ser uma peça com seu valor culinário, o fogão a lenha de ferro também é apreciado por ser uma linda peça de decoração, remetendo à simplicidade do campo e à nostalgia de tempos antigos. 

Por que ter um fogão a lenha? 

Quem opta por ter esse tipo de fogão em casa tem a vantagem de contribuir para um meio ambiente mais sustentável, a madeira de reflorestamento utilizada é menos poluente que o gás de cozinha. Além disso, o sabor diferenciado dos alimentos preparados a lenha, ser uma peça decorativa e ser um utensílio bastante durável são outras vantagens de optar por esse tipo de fogão.

No entanto, assim como qualquer utensílio de cozinha, o fogão a lenha precisa de manutenção e limpeza para estender sua vida útil e permanecer em perfeito funcionamento. Assim, surgem algumas dúvidas sobre como limpar um fogão a lenha, por isso a Fornos Freitas trouxe algumas dicas de como fazer essa limpeza, principalmente em seus modelos com chapa de vitrocerâmica.

Como limpar um fogão a lenha?

A limpeza dos fornos e fogões a lenha da Fornos Freitas é bem simples, confira:

Para a parte interna de fornos e fogões:

  1. Espere o forno esfriar após a utilização;
  2. Limpe com um pano úmido;
  3. Seque com um pano seco;
  4. Para uma limpeza mais eficiente o forno pode ser limpo ainda com pouca concentração de calor. Mas atenção: cuidado com queimaduras, nunca limpe quando o forno estiver recém desligado.

Para chapas de ferro de ferro fundido:

  1. Retirar o excesso de sujeira e fuligem com um pincel seco;
  2. Se necessário utilize uma lixa ou espátula para remover sujeiras mais resistentes;
  3. Utilize pedra sabão ou produto específico para polir a chapa. Após essa etapa, use a lixa para aumentar o polimento, ou esponjas de aço;
  4. Limpe os resíduos com pano seco.

Para chapas de vitrocerâmica:

  1. Remova os resíduos com uma espátula especial para vitrocerâmica ou com uma esponja macia, os resíduos devem ser removidos de preferência após cada utilização para evitar acúmulos;
  2. Espere a vitrocerâmica esfriar e aplique um pouco do produto para limpeza indicado para esse material, em seguida espalhe e limpe com um pano seco ou com um papel toalha;
  3. Logo após, use um pano úmido para completar a limpeza e depois seque bem com um pano seco e limpo;
  4. Nunca utilize produtos abrasivos para a limpeza.

Simples não é? Manter seu fogão sempre limpo e bem conservado é essencial para a durabilidade e bom funcionamento da peça, além de deixá-la sempre bonita. Quer adquirir o seu fogão de lenha? Acesse o site da Fornos Freitas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.