Saiba o que é uma chapa vitrocerâmica 

Saiba o que é uma chapa vitrocerâmica 

Você já deve ter visto a utilização de chapas e visores de vidro em fornos, fogões e cooktops mais modernos. O material utilizado nesse tipo de utensílio não é um vidro comum, chamado de vitrocerâmica, as chapas feitas desse tipo de vidro são mais resistentes ao calor, e vem como uma alternativa às chapas de indução.

Além de seu valor estético, as chapas de vitrocerâmica utilizadas geralmente em fogões elétricos ou à lenha, é mais resistente e apresenta menor dilatação térmica.

Muitos dos fogões a lenha disponíveis na Fornos Freitas possuem chapas e visores em vitrocerâmica, mas além de que são muito úteis para utensílios de cozinha, você sabe o que realmente é a vitrocerâmica? Vamos entender um pouco mais sobre esse material a seguir: 

O que é a chapa vitrocerâmica?

A vitrocerâmica utilizada pela Forno Freitas é fabricada pela Schott Ceran, uma marca especialista em cerâmicas e vitrocerâmicas para superfícies de cozimento, e de qualidade incontestável. 

As superfícies de cozimento em vitrocerâmica são um material altamente resistente e estável, o que favorece sua utilização em utensílios como fornos e fogões capazes de atingir altas temperaturas. 

A principal matéria prima utilizada na vitrocerâmica é a areia de quartzo, que passa pelo processo de ceramização resultando em um material de alta estabilidade térmica, e que quando combinado com a estética refinada do vidro faz com que as chapas de cozimento tenham uma aparência mais elegante.  

A tecnologia empregada nesse tipo de chapa garante um cozimento ainda mais rápido pois sua espessura faz com que o calor chegue à superfície com quase nenhuma perda.

Manutenção da vitrocerâmica

Os fogões com chapas de vitrocerâmica são fáceis de limpar, já que as placas de vidro possuem baixa aderência a resíduos, bastando apenas passar um pano úmido ou com material especial, e em caso de resíduos mais resistentes utilizar uma espátula específica para este fim. 

Algumas dicas de como manter a chapa de vitrocerâmica para fogão a lenha sempre em bom estado são: 

  • Use panelas com fundo plano, em qualquer local da superfície, poderá usar qualquer tipo de panela, porém panelas de alumínio com fundo esmaltado, devem ser evitadas.
  • devido ao aquecimento uniforme da chapa vitrocerâmica, isso propicia a um aquecimento muito mais eficiente;
  • Use panelas e frigideiras com fundos planos, assim o contato com a superfície será maior e o cozimento será mais rápido e uniforme;
  • Não arraste as panelas sobre a superfície do vidro, isso pode causar arranhões e imperfeições na chapa, procure sempre levantá-las quando precisar mudá-las de lugar;
  • Remova os resíduos imediatamente após o cozimento para evitar acúmulos, principalmente de substâncias como o açúcar.

Agora que você já sabe o que é a vitrocerâmica e como ela é eficiente no cozimento dos alimentos, que tal dar um toque de nostalgia a sua casa com um fogão a lenha com chapa de vitrocerâmica da Fornos Freitas? A chapa de fogão a lenha em vitrocerâmica é mais eficiente e fácil de limpar, e ainda dá um toque de elegância para esse utensílio clássico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.