Saiba quais fogões a lenha esquentam mais

Saiba quais fogões a lenha esquentam mais

Os fogões a lenha são utensílios muito procurados para trazer um pouco das características do campo para dentro de casa. O sabor diferenciado dos alimentos preparados a lenha e o design clássico conquista aqueles que adoram uma decoração com toque rústico.

Em algumas regiões do país, o fogão a lenha é mais do que um utensílio de cozinha, ele também funciona como aquecedor que ajuda a manter o ambiente mais confortável em cidades com temperaturas mais baixas. 

Nesses casos os fogões também auxiliam na manutenção da temperatura da casa, principalmente quando aliados aos outros aparelhos de aquecimento como lareiras e climatizadores. 

Capacidade de aquecimento

Cozinhar e aquecer, essas duas funções dos fogões a lenha levantam um questionamento sobre a capacidade de aquecimento dos modelos e tipos disponíveis no mercado, e principalmente como identificar qual fogão esquenta mais e é mais adequado para a sua necessidade. 

Há quem ache ultrapassada a ideia de usar um fogão a lenha para aquecer o ambiente, mas o fogão a lenha moderno vem com a proposta de ser um equipamento multitarefas para a sua casa ou estabelecimento comercial.

Atualmente, existem modelos de fogões a lenha com designs que unem o rústico ao moderno elegante, tornando a peça um ótimo objeto de decoração até mesmo fora da cozinha, e que pode ser acionado quando necessário. 

Quais são os tipos de fogão a lenha?

Os tipos de fogão a lenha mais modernos se diferenciam basicamente pela chapa utilizada, podendo ser de ferro fundido ou de vitrocerâmica.

O fogão a lenha com chapa de ferro pode ser utilizado em várias técnicas de culinária, e atinge temperaturas bastante altas, porém com um tempo de cozimento um pouco mais lento. Esse tipo de chapa é bastante indicada para o cozimento de alimentos que precisam de temperaturas mais altas sem o risco de queimar. 

Fogão a lenha com chapa de vitrocerâmica  

A chapa de vitrocerâmica é resultado da exposição do vidro a altas temperaturas, o que resulta em um material mais resistente muito utilizado para confecção de fornos e fogões, inclusive os que utilizam lenha.

A vitrocerâmica esquenta mais do que as chapas de ferro fundido, e por isso cozinha os alimentos mais rapidamente devido a maior propagação do calor. Esse tipo de chapa também é cerca de 60% mais econômica comparada aos outros tipos de chapa de fogão a lenha.

Qual chapa esquenta mais? 

Não se trata de saber qual delas esquenta mais, mas sim qual utiliza o calor gerado da forma mais eficiente. As chapas de ferro fundido são capazes de alcançar temperaturas altíssimas, porém, elas retêm mais o calor, isso pode tornar o cozimento um pouco mais lento e a dispersão da temperatura no ambiente menos eficiente. 

Já as chapas de vitrocerâmica propagam melhor o calor, transferindo a temperatura de forma mais eficiente tanto para o cozimento quanto para o aquecimento do ambiente.

Fornos Freitas

O fogão de lenha é uma ótima opção para a decoração da sua casa e ainda trás consigo o sabor dos alimentos preparados no campo e a capacidade de aquecimento do ambiente no inverno. A peça é charmosa e integra muito bem qualquer tipo de decoração, especialmente as rústicas.

Se você procura um lugar para adquirir um fogão a lenha moderno, acesse o site da Fornos Freitas e confira nosso catálogo online!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.